Problema resolvido! Fotos que sumiram já voltaram


O que aconteceu?

   Muitas fotos sumiram do blog (4jun12) e em seu lugar apareceu a figura acima. 
   Foram tantas as fotos que nem sabia por onde começar (dois anos de postagem: set 2009 a ago 2011).
   A imagem de fundo do cabeçalho havia sumido e precisei repor. Aproveitei para deixar o sol um pouco mais livre e inserir dois astros já velhos conhecidos de todos nós.
  Antes ela era assim:




   Bem, quanto ao problema, fiz contato com o Google e contei com a força do pessoal que entende do assunto e sempre nos ajuda nessas horas,  no fórum:


"Minhas imagens sumiram do blog (um montão)".


Problema resolvido!

   Agora está tudo certo, mas de qualquer forma a experiência valeu, mesmo com todo o "perrengue" que passei.
   As fotos voltaram hoje (9jun12) e tudo voltou ao normal. 
  Descobri, com as dicas do pessoal de apoio do Google, que o motivo do problema foi eu ter eliminado meu e-mail e, por conseguinte, as fotos que estavam no Picasa desse e-mail.
  Assim, restaurei rapidamente o e-mail que eu havia deletado e tudo reapareceu.


O que aprendi e aconselho aos blogueiros? 


1) antes de abrir um blog fazer um e-mail só para o blog, pois as fotos do Picasa são atreladas a esse email. Para sempre! Mesmo que você depois transfira a administração e a posse do blog para outro e-mail, as fotos ficarão sempre penduradas no Picasa do email original que fez a postagem. 


2) seria uma boa idéia hospedar as fotos num site neutro de sua propriedade, tipo photobucket, que é gratuito, sem limite de armazenamento e te fornece os links de compartilhamento (o Picasa só te dá 1 Gb por email).


3) além de guardar os emails das postagens que o Blogger manda pra gente, deve-se fazer as fotos das postagens prontas simultaneamente, também (muito simples de se fazer isso). Se eu as tivesse agora seria bem mais fácil reconstruir cada postagem, pois apesar de eu ter todas as postagens guardadas em pastas identificadas no PC, já não sei que fotos selecionei e postei.  E guardar os emails enviados pelo Blogger não ajudam em nada para refazer as postagens, pois os links estão todos quebrados. Por exemplo, essa postagem eu guardaria também assim, como uma simples foto (congelada no tempo, mas me diz o que eu postei):



4) IMPORTANTE: jamais deletem, excluam, sumam com os emails que foram usados para upload das fotos das postagens. Se as fotos estão no Picasa, elas estão na conta desse e-mail que fez o upload. Se esse e-mail for excluído, as fotos vão juntas.


5) Blogs com vários colaboradores - as fotos vão ficar hospedadas nas contas dos emails dos vários colaboradores. Se um ou mais deles, ao longo do tempo, excluir seu e-mail, as fotos das postagens desse colaborador, se perde junto. Melhor criar um local único para hospedar as fotos do blog, usando login próprio do blog, senha independente, etc. e não uma conta de um ou mais colaboradores. Assim, o blog se mantém preservado.


Como tirar foto de área que precisa rolar a página


Quando a área a ser fotografada aparece na tela é fácil, mas e quando a área não aparece e parte dela só se vê rolando o navegador de internet para baixo? Pode-se usar um programinha (não achei nenhum bom) ou: 


 1) usem o navegador Chrome
 2) instalem a extensão "Awesome Screenshot": 



3) corra pro abraço! Moleza! Vai aparecer à direita da barra de endereços um ícone com essa bolinha aí. É só clicar nela que abre a opção:

 4) escolha "Selected Area" (área selecionada)
 5) a tela vai escurecer, o mouse vira uma cruz, daí você clica onde vai
     começar a seleção e arrasta até onde vai terminar (mexa nas bolinhas 
     localizadas nas bordas da seleção), aperte "Capture" (capturar) quando pronto.
 6) não se assuste: vai abrir uma nova guia para edição. Se não tem nada
    para editar, clique em "Done" (feito)
 7) escolha onde salvar no PC clicando em "Save" (salvar)
 8) salvou? Feche a guia.


  Até mais

13 comentários:

  1. Tomara que consiga repor as imagens! Pode ser um bug, ou um problema mais complexo... por isso acho importante sempre estarmos ligados em alguns bons blogs sobre o blogger, eles ajudam bastante e já me foram muito úteis com essas questões.
    Só não entendi o que você quer dizer com "as fotos precisam ser feitas simultaneamente..." , o que seria isso? nunca ouvi falar disso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas. Complementei a postagem com sua dúvida. Foi uma idéia simples que tive e que não dá trabalho. Fiz a postagem, tiro a foto e guardo. Como tenho no PC para cada postagem uma pasta, vou guardar a foto lá dentro. Não custa nada. Rapidinho.
      Até mais

      Excluir
  2. Vi vários blogs assim, e tenho medo que aconteça comigo, apesar que tenho todas as fotos salvas em meu computador!!
    Mas boa sorte, e tomara que consiga resolver este problema!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle. Não fique com medo. Apesar de meus cuidados, acho que vacilei por desconhecer os princípios entre Blogger, Google, Gmail e Picasa. As coisas estão integradas de tal forma que acaba nos confundindo, ou pelo menos, a mim passou batido. Até mais

      Excluir
  3. Sabe que estava acontecendo comigo, em algumas fotos.Foi assim, deletei fotos do arquivo do Picasa e elas também saem do blog. Não sei se você usa Picasa ,Flick ou outro , dê uma olhadinha.Pode ser a solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iracema. Valeu pela dica. Muita gentileza sua :)
      Parece que comigo também foi isso que aconteceu, algo envolvendo o Picasa e um e-mail que eu tinha e eliminei. Quando eu tiver certeza, posto aqui no blog para alertar os amigos para não caírem no mesmo erro.
      Tchau

      Excluir
  4. Grande Edi. Valeu pelas dicas.

    Imagino que o susto tenha sido grande, mas como digo nada é por acaso.

    Vc aprendeu e compartilhou com a gente toda sua experiência. Obrigado.

    Tenha um excelente dia e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Ei Edi!Fiquei apreensiva em relação à sua postagem. Muito terrível saber quer um trabalho tão legal como o seu tinha sumido.Estou aprendendo a blogar e tenho ainda muitas dúvidas sobre muita coisa. Obrigada pelo esclarecimento e dicas. Longa vida ao blog Oque é meu é nosso.Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Edi, ainda estou com problemas no meu blog www.vivamaisviva.com Me ajuda por favor!!! Já apelei pra todo mundo que entende de sites e nada...
    Preciso de minhas imagens de volta amigo blogueiro!
    abraços

    Teu blog é divino!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Teresa.

      Vi sua dúvida lá na Ajuda do blogger ( https://productforums.google.com/forum/#!category-topic/blogger-pt/postagem-e-edi%C3%A7%C3%A3o/bL5tcVkyKMs[1-25] ).
      Visitei seu site e realmente está triste a situação.
      Coloquei minha resposta na Ajuda do blogger, mas adianto que minhas pesquisas não foram otimistas.
      Veja lá.
      Estou torcendo para que alguém possa lhe dar uma luz.
      Qualquer coisa, estou por aqui.
      Tchau

      Excluir
    2. a minha esperança era você... ai que tristeza!!!

      Excluir
  7. Minhas fotos sumiram todas, rs, tô começando o blog de novo, mas eu não exclui email, só tenho um desde quando comecei na internet em 2007 e tudo se apagou lá nos blogs, não sei o que fazer, lendo os comentários acima, acho que exclui do picasa, será isso? Não lembro mais nada, rs.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maria Rita

    Olhei seus dois blogs com problemas.
    Repare que o símbolo no seu blog que aparece no local das imagens (um círculo cinza com uma barra e fundo branco) é diferente do que apareceu no meu (um triângulo com uma exclamação brancos sobre fundo preto).
    Então deve ser outra coisa. Sugiro que você comunique isso no fórum de ajuda do blogger que eu indiquei.
    Faça um esforço e veja o que você fez de diferente da data do sumiço das imagens para trás. O link das imagens quebrou ou está bloqueado
    Veja se você mexeu no Picasa, se tornou as fotos particulares e não públicas, sei lá, se os álbuns estão todos lá e são públicos.
    Veja se as fotos de suas últimas postagens (caso você ainda se lembre delas) ainda estão lá ainda no Picasa. Se estiverem, menos mal.
    Quando falo Picasa, é o picasa web, onde as fotos que você faz upload ficam hospedadas. As minhas, por exemplo, ficam aqui: https://picasaweb.google.com/oqueemeuenosso/OQueEMeuENosso
    De qualquer forma, peça ajuda lá no fórum. Eles sempre dão alguma opinião.
    Torço para que você encontre uma luz aí para resolver seu problema.
    Tchauzão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters